terça-feira, 22 de março de 2011

REDAÇÃO II - EXPOSIÇÃO DE IDEIAS

   É comum que uma questão seja abordada a partir de diferentes perspectivas ou que diferentes explicações sejam apresentadas para um mesmo problema. Desde que claramente organizadas, essas informações distintas podem ser expostas em um mesmo texto.

FALSA TRISTEZA

De onde vem a expressão "lágrimas de crocodilo"?
                     Tulio Ruiz, Atibaia, SP

   A expressão "chorar lágrimas de crocodilo", que significa manifestar cinicamente uma falsa tristeza, possui pelo menos três explicações diferentes. A primeira hipótese, atribuída ao historiador romano Plínio, o Velho (23-79 d.C.), diz que os crocodilos que habitavam as margens do rio Nilo choravam ruidosamente e manifestavam desespero para atrair a atenção e despertar a comapaixão dos passantes, que, assim que se aproximavam, eram devorados.
  A segunda teoria vem de uma lenda medieval, segundo a qual os crocodilos costumavam chorar após devorar alguém.
   A terceira explicação, mais provável de todas, diz que, quando o crocodilo mastiga suas vítimas, faz uma forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais, o que acaba provocando o derramamento de lágrimas.

                                             Reinaldo Pimenta. Revista Galileu. São Paulo, Globo, janeiro de 2003, pág.7.

EXPLORAÇÃO DAS ESTRUTURAS TEXTUAIS

1. Marque as alternativas que identificam os principais objetivos do texto.
a. Discutir diferentes opiniões.
b. Apresentar diferentes explicações.
c. Defender uma opinião.
d. Contar uma lenda.
e. Destacar a explicação mais provável.

2. O primeiro período do primeiro parágrafo possui duas informações. Identifique-as.


3. Transcreva do texto três expressões empregadas pelo autor para apresentar de modo organizado as três explicações sobre a expressão "lágrimas de crocodilo".


4. Observe a expressão em destaque na frase a seguir.
   "A segunda teoria vem de uma lenda medieval, segundo a qual os crocodilos costumavam chorar após devorar alguém."
a. Indique uma palavra ou expressão que possa substituí-la.

b. Marque, dentre as afirmações abaixo, a que melhor explica o emprego dessa expressão.
1ª. Trata-se de um conectivo que relaciona as duas orações expressando causa.
2ª. Além de relacionar as duas orações, a expressão indica que não se trata de uma afirmação do autor do texto.
3ª. Trata-se de uma expressão que apresenta uma citação.

5. A primeira explicação é atribuída a um historiador romano;  a segunda provém de uma lenda. Embora não se apresente no texto, a que ou a quem poderia ser atribuída a terceira explicação?

6. Embora o autor do texto não se preocupe em defender nenhuma das explicações apresentadas, acaba se posicionando por uma delas. Transcreva a expressão que revela esse posicionamento.


7. Para organizar parágrafos, devem-se considerar as diferentes informações expostas no texto.
a. Explique por que o autor elaborou três parágrafos.


b. Haveria outra possibilidade de organização dos parágrafos? Explique.


RESGATE - O texto que expõe ideias, via de regra, apresenta uma introdução para indicar o assunto ao leitor e o número de explicações que serão apresentadas. É aconselhável que as diferentes ideias sejam organizadas por expressões linguísticas como: a primeira hipótese; no segundo caso, etc.
Não é obrigatório que o autor escolha uma das explicações que apresenta como sendo a melhor ou a mais correta.


Um comentário: