domingo, 13 de março de 2011

DIFERENTES ASPECTOS DO CÓDIGO LINGUÍSTICO

Para estudar a língua é comum que se façam recortes, ou seja, que ora se examine um aspecto, ora outro. Durante nosso estudo, por exemplo, examinaremos separadamente os aspectos sonoro, lexical, morfológico, sintático e semântico.

Fonologia – é o estudo dos sons da língua, dos acentos de intensidade, isto é, de seu aspecto
                   sonoro.

Lexicologia – é o estudo das palavras que compõem a língua, sua origem, sua formação, as 
 diversas acepções que podem assumir,  as relações que podem estabelecer com outras palavras do mesmo código.

Morfologia – é estudo da forma das palavras. A forma pode ser usada para se identificar a estrutura e o processo de formação das palavras ou pode ser critério para sua classificação, que é chamada de classificação gramatical ou morfológica.

Sintaxe – é o estudo das estruturas de frase, orações e períodos que se podem produzir em determinada língua.

Semântica – é o estudo da construção dos sentidos, quer seja de uma palavra única, quer seja de uma frase ou de um texto.

Há razões práticas para se conhecer essa nomenclatura:
1º. Ela pode indicar o tipo de análise que se deve fazer de um texto;
2º. Ela pode ajudar a encontrar na gramática a informação de que se precisa.

ATIVIDADE TREINO -  Sobre Anúncio da Catedral da Sé, em São Paulo:
1.    A Catedral da Sé, em São Paulo, ficou fechada por alguns anos para ser reformada. Terminado o trabalho, uma das empresas responsáveis pela restauração fez publicar o anúncio a seguir. SÉ RESTAURADA, FÉ RENOVADA.

Identifique aspectos sonoros e sintáticos que tornam interessante e chamativa a frase desse anúncio.

Resposta: Contribuem para a sonoridade da frase a repetição de alguns sons (“” e “” e os particípios “restaurada” e “renovada”). Sintaticamente, cada parte da frase é construída com um substantivo e um termo qualificativo(adjetivo). Trata-se de uma construção curta, sonora e de fácil memorização.

2. Leia com atenção o provérbio abaixo para responder às questões de 2 a 4.
Quem vende cabritos e cabras [e] não tem, de algum lugar [lhe] vêm.

Destaque do provérbio um aspecto fonológico (relacionado ao som) que tenha chamado sua atenção.

Resposta: Repetição de Alguns Sons – nasais – quem/ tem/ vêm/ ven(de);
/k/ - quem/ cabras/ cabritos;
/b/ e /v/ - cabritos/  cabras/  vêm/  vende

3. Esteja atento à estrutura sintática do provérbio, à organização da frase e identifique a quem se atribuem as ações de vender, ter  e vir.

Resposta: As ações de vender e ter são atribuídas a uma pessoa qualquer, identificada pelo pronome quem. A ação de vir é atribuída aos cabritos (eles vêm de algum lugar).

Atenção– A resposta a esta questão exige duas análises: Morfológica – identificação de número e pessoa do verbo; e Sintática – relação entre Ação e Agente da Ação.

4.  Do ponto de vista semântico, seria correto afirmar que o provérbio faz uma crítica:
a)    À criação de animais.
b)    À venda ilegal de filhotes.
c)    Às pessoas que vendem o que não lhes pertence.
d)    À origem de produtos comercializados.