terça-feira, 22 de março de 2011

REDAÇÃO II - EXPOSIÇÃO DE IDEIAS

   É comum que uma questão seja abordada a partir de diferentes perspectivas ou que diferentes explicações sejam apresentadas para um mesmo problema. Desde que claramente organizadas, essas informações distintas podem ser expostas em um mesmo texto.

FALSA TRISTEZA

De onde vem a expressão "lágrimas de crocodilo"?
                     Tulio Ruiz, Atibaia, SP

   A expressão "chorar lágrimas de crocodilo", que significa manifestar cinicamente uma falsa tristeza, possui pelo menos três explicações diferentes. A primeira hipótese, atribuída ao historiador romano Plínio, o Velho (23-79 d.C.), diz que os crocodilos que habitavam as margens do rio Nilo choravam ruidosamente e manifestavam desespero para atrair a atenção e despertar a comapaixão dos passantes, que, assim que se aproximavam, eram devorados.
  A segunda teoria vem de uma lenda medieval, segundo a qual os crocodilos costumavam chorar após devorar alguém.
   A terceira explicação, mais provável de todas, diz que, quando o crocodilo mastiga suas vítimas, faz uma forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais, o que acaba provocando o derramamento de lágrimas.

                                             Reinaldo Pimenta. Revista Galileu. São Paulo, Globo, janeiro de 2003, pág.7.

EXPLORAÇÃO DAS ESTRUTURAS TEXTUAIS

1. Marque as alternativas que identificam os principais objetivos do texto.
a. Discutir diferentes opiniões.
b. Apresentar diferentes explicações.
c. Defender uma opinião.
d. Contar uma lenda.
e. Destacar a explicação mais provável.

2. O primeiro período do primeiro parágrafo possui duas informações. Identifique-as.


3. Transcreva do texto três expressões empregadas pelo autor para apresentar de modo organizado as três explicações sobre a expressão "lágrimas de crocodilo".


4. Observe a expressão em destaque na frase a seguir.
   "A segunda teoria vem de uma lenda medieval, segundo a qual os crocodilos costumavam chorar após devorar alguém."
a. Indique uma palavra ou expressão que possa substituí-la.

b. Marque, dentre as afirmações abaixo, a que melhor explica o emprego dessa expressão.
1ª. Trata-se de um conectivo que relaciona as duas orações expressando causa.
2ª. Além de relacionar as duas orações, a expressão indica que não se trata de uma afirmação do autor do texto.
3ª. Trata-se de uma expressão que apresenta uma citação.

5. A primeira explicação é atribuída a um historiador romano;  a segunda provém de uma lenda. Embora não se apresente no texto, a que ou a quem poderia ser atribuída a terceira explicação?

6. Embora o autor do texto não se preocupe em defender nenhuma das explicações apresentadas, acaba se posicionando por uma delas. Transcreva a expressão que revela esse posicionamento.


7. Para organizar parágrafos, devem-se considerar as diferentes informações expostas no texto.
a. Explique por que o autor elaborou três parágrafos.


b. Haveria outra possibilidade de organização dos parágrafos? Explique.


RESGATE - O texto que expõe ideias, via de regra, apresenta uma introdução para indicar o assunto ao leitor e o número de explicações que serão apresentadas. É aconselhável que as diferentes ideias sejam organizadas por expressões linguísticas como: a primeira hipótese; no segundo caso, etc.
Não é obrigatório que o autor escolha uma das explicações que apresenta como sendo a melhor ou a mais correta.


domingo, 20 de março de 2011

ATIVIDADES SOBRE REDAÇÃO I - CUIDADOS COM A MENSAGEM

1. Leia este texto:

 Desde o início da colonização europeia do Brasil, a Mata Atlântica vem sendo devastada e hoje está reduzida a apenas 7% de sua área original. Para protegê-la, precisamos de sua ajuda!
    Desde 1992, o movimento ambientalista aguarda a aprovação pelo Congresso Nacional do Projeto de Lei (PL) da Mata Atlântica, que define o uso e a proteção do bioma. Nesse sentido, a Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) lançou no dia da Mata Atlântica (27 de maio) a campanha Faça a lei com as suas próprias mãos. Assine pela Mata Atlântica.
   A campanha tem como objetivo colher mais de 1 milhão de assinaturas a favor da aprovação do PL da Mata Atlântica e, com o aval dos cidadãos brasileiros, pressionar os representantes do Legislativo a aprová-lo.
                                                                             http://www.desmatamentozero.ig.com.br/

Atividades:

a. A frase "Faça a lei com as suas próprias mãos" poderia ser entendida, fora do contexto, como um encorajamento à agressividade? Explique por quê.

b. Explique qual seria a interpretação desejada pelas ONGs que defendem a Mata Atlântica.


2. O texto a seguir  pertence a uma redação escolar: Os trechos em destaque tornam as informações menos claras do que se desejaria. Leia com atenção.

   Um famoso jogador de basquete, um dos maiores de todos os tempos, já foi obrigado a fazer teste de DNA para provar que Josileine não era sua filha. Como a regra manda, Josileine é realmente filha dele. Assim como depois do resultado, ele continuou ausente como pai, não foi ao casamento da filha e não reconheceu o filho dela como seu neto.

Reelabore os trechos em destaque, seguindo as orientações abaixo.
a. Substitua a primeira expressão destacada por outra que relacione o pedido do teste à confirmação do resultado.

b. No segundo destaque, substitua "assim como" por uma expressão que marque oposição entre a confirmação da paternidade e a ausência do jogador como pai.

3. Em comunicações orais, uma mensagem pode falhar caso o emissor descuide da articulação atenta de cada palavra.
Vamos fazer um pequeno exercício de articulação.

1ª Etapa: Aquecimento
Para conseguir soltar sua voz com mais naturalidade, faça movimentos rotatórios com a cabeça. Levante e abaixe os ombros.
Toque a parte externa de seus dentes com a língua e faça com ela movimentos circulares.
Por cerca de um minuto, aqueça sua voz, fazendo com os lábios aquele barulho de carrinho que fazíamos quando criança.

2ª Etapa: Trava-Línguas
Pronuncie com cuidado as frases que seguem, articulando cada sílaba com muita atenção. Repita pelo menos três vezes, tentando empregar cada vez menos tempo.
  •  Um tigre, dois tigres, três tigres comendo um prato de trigo.
  • Uma rua paralelepipezada por um bom paralalelepipezador, quem quiser desparalelepipezá-la, bom desparalelepipezador será.
 3ª Etapa: Leitura ou Declamação
Escolha e apresente um poema para sua classe. Leia ou declame, mas esteja atento:
  • ao aquecimento vocal;
  • à postura;
  • ao volume de voz que deve empregar para que todos ouçam.