domingo, 1 de maio de 2011

Nino quer um amigo

1 Nino, por que você está sempre tão sério e cabisbaixo?
2 Nino vivia triste. Ele se sentia sozinho. Ninguém queria ser amigo dele.
3 Pobre Nino.

4 Um dia, na praia, ele ficou esperançoso de encontrar um amigo.
5 - Ah, um menino. Quem sabe..., e tentou chegar perto dele.
6 Mas o menino virou para o lado, cavou um buraco.
7 E ainda jogou areia no Nino.
8 Coitado dele.

9 Outro dia, na escola, ele tentou puxar conversa com uma colega de turma.
10 Olhou para  a menina, que era toda sardenta, uma graça. Esboçou um 11sorriso e tentou puxar assunto.
12 Mas estava tão acostumado a ficar calado e sério que as palavras        
13 demoraram a sair de sua boca.
14 A menina bonitinha desistiu de esperar que ele dissesse alguma coisa.
15 Virou-se de costas e foi brincar com uma amiga.
16 Tadinho do Nino.

17 Nem os animais pareciam querer ser seus amigos.
18 Uma tarde, Nino viu um menino com um cão passeando na praça.
19 Ficou com vontade de agradar o cachorro, mas ficou com medo de que ele 20 mordesse.
21 Fez um agrado bem tímido.
22 O cão nem aí para ele.
23 Que pena, Nino.

24 Até que um dia, ele tinha desistido de procurar.
25 Pensando em por que quanto mais tentava encontrar um amigo, mais
26 sozinho se sentia...
27 Ficou distraído, pensando, e adormeceu.
28 Quando acordou, olhou-se no espelho.
29 Enquanto escovava os dentes, percebeu que fazia muitas caretas.
30 Achou engraçado. Enxaguou a boca e continuou brincando com o espelho.
31 Era riso daqui, riso de lá. Era língua do Nino e língua do espelho. Piscadela 32 aqui, piscadela ali. Começou ali uma verdadeira folia. Era um jogo de
33 _____________ entre Nino e sua imagem no espelho. E não é que Nino era 34 bem engraçadinho? Ele mesmo nunca tinha reparado nisso antes.
35 Que cara legal era o Nino.
36 Que garoto charmoso, bem-humorado!
37 Nino ficou encantado com seu espelho.
38 Fez-se ali uma grande amizade.

39 E depois dessa amizade surgiram muitas outras.
40 Nino hoje é um cara cheio de grandes amigos. Incluindo ele mesmo.
41 Valeu, Nino.


ATIVIDADES:
1)    Que tipo de texto é esse?
( ) narrativo
( ) dissertativo
( ) argumentativo
( ) apenas descritivo

2)    Onde o conto foi publicado?

3)    Por que o autor termina o texto dizendo: “Valeu, Nino”?

4)    (PEIES – 2008) Entre as alternativas, escolha a palavra que completa adequadamente a lacuna (l. 33), restituindo ao texto a coerência, especialmente para o desfecho da narrativa.

a)    Deslocamento
b)    Reconhecimento
c)    Estranhamento
d)    Condicionamento
e)    Distanciamento

5)    Na abertura do texto, o narrador dirige-se ao personagem principal, interpelando-o diretamente através de uma pergunta (l. 1).
Hipoteticamente, Nino poderia estabelecer um diálogo, respondendo:

6)     (PEIES – 2008) “Pobre Nino.” (l. 3), “Coitado dele.” (l. 8),  “Tadinho do Nino.” (l. 16),  “Que pena, Nino.” (l. 23), “Valeu, Nino.” (l. 40).
No texto, essas frases finalizam parágrafos e servem também para expressar:
a)    As reações emotivas do narrador diante das situações vividas por Nino, ao procurar novos amigo.
b)    O desagrado do narrador quanto à passividade de Nino diante de sua dificuldade em fazer novos amigos.
c)    Os conselhos do narrador para Nino ter sucesso nas tentativas de procurar novos amigos.
d)    Os pensamentos de Nino ao deparar-se com diferentes experiências para encontrar novos amigos.
e)    A censura do narrador pela forma de Nino proceder para conquistar novos amigos.

7) Retire do texto:
a) um dígrafo consonantal:
b) um dígrafo vocálico:
c) um encontro consonantal:
d) um ditongo crescente:
e) um ditongo decrescente:
f) um ditongo oral:
g) um ditongo nasal:
h) um tritongo:
i) um hiato:

8) Qual o número de letras e de fonemas encontrados no título?

9) A palavra “tadinho” encontrada na linha 16 está sendo usada na:
( ) variedade padrão da língua.
( ) variedade não-padrão da língua.

10) Como você justificaria a resposta da questão número 9?

PRODUZINDO UMA TIRINHA...

ATENÇÃO: PARA VISUALIZAR MELHOR ESTA AULA - PRINCIPALMENTE AS IMAGENS - VÁ ATÉ O E-MAIL DA TURMA, A AULA ESTARÁ ANEXADA POR LÁ. OK!
ABRA, IMPRIMA-A E TRAGA PARA A AULA!


Agora é a sua vez de produzir uma tirinha! Veja algumas dicas:

Primeiro, um exemplo prático:
1. Primeiro quadrinho:
Desenho - Professora na frente da lousa
Balão - Oi, classe! Quero que cada um faça uma história em quadrinhos!

2. Segundo quadrinho:
Desenho - Todos os alunos sentados em suas carteiras com cara de assustados.
Balão geral - OH, NÃÃÃO!

3. Terceiro quadrinho:
Desenho - Close de um menino ou menina (você), cara preocupada.
Balão - E agora?

Viu só? Qualquer situação pode virar uma historinha legal. Para facilitar, primeiro faça um ROTEIRO, assim como o exemplo acima, colocando no papel como será a história toda.

Ai! Não sei desenhar!

Se você acha difícil desenhar ou inventar personagens, não se preocupe. Qualquer coisa que existe pode virar um personagem de quadrinhos. Mesmo bem simples. Basta um par de olhos, duas pernas ou qualquer característica dos seres humanos para “animar” algo que não tem vida. Quer um bom exemplo? Uma esponja-do-mar virou um dos personagens mais famosos do mundo, não é mesmo? O criador do Bob Esponja foi muito criativo! 
Então, comece a observar alguns personagens por aí. Nas propagandas, logotipos de empresas, mascotes de times de futebol...
Outra coisa: não precisa ser um desenho. Você pode fazer uma colagem para criar seu personagem. Um triângulo é o corpo, uma bola é a cabeça. Quem sabe até uma bola de futebol ou de basquete... se for um cara fanático por esportes... 
Quando você começar, vai perceber que sua imaginação achará boas idéias.

As letras

Use apenas letras MAIÚSCULAS. Capriche bem nas letras para ficarem mais ou menos do mesmo tamanho. Você pode destacar palavras importantes ou gritos com cores mais fortes, assim como usamos o NEGRITO (N) no computador. Escreva as letras antes de fazer o balão em torno delas.



Tipos de balões 



Onomatopeias

Hein? Isso mesmo: “onomatopeias” são palavras que imitam sons. 
Veja algumas delas.

FORA DOS BALÕES:


OU DENTRO DOS BALÕES:













Final da história

O final é muito importante. É o desfecho do seu trabalho. Imagine que todo leitor gosta de uma surpresa no final. Coloque a palavra “fim” no último quadrinho.
O título

Quando souber como será sua história, invente um título para ela. Lembre-se de deixar espaço no início da primeira página.

Não complique!

Cena complicada demais pra desenhar? Pense em outra. Sempre há uma solução mais simples... Frase comprida demais? Tente cortar o que não faz falta. Finja que está dizendo a mesma coisa, mas com pressa.  Este é um bom truque.

Faça a lápis primeiro.

Assim dá pra mudar algo errado, diminuir os textos, estas coisas.

SEPARAÇÃO SILÁBICA

ATENÇÃO!!!

VÁ AO E-MAIL DA TURMA! ESTA AULA E A PRÓXIMA DA SEMANA ESTÃO ANEXADAS NO E-MAIL. ABRA-AS, IMPRIMA-AS E TRGA-AS PARA A SALA DE AULA PARA TRABALHARMOS. OK.



 
1 => Nunca se separam:
  1. Ditongos: qua-se, dois, etc.
  2. Tritongos: a-guei, sa-guão, etc.
  3. Dígrafos CH, LH, NH, QU, GU: che-que, pa-lha, pre-gui-ça, etc.
  4. Encontros consonantais iniciais: gno-mo, gra-tui-to, pseu-dô-ni-mo, etc.

2 => Separa-se:
  1. Hiatos: du-e-lo, ca-í-do.
  2. A semivogal “i”, quando ladeada por vogais, em palavras do tipo: cadeia (ca-dei-a), maio (mai-o), etc.
  3. Dígrafos: RR, SS, SC, SÇ, XC, XS: pas-so, cres-ça, ex-ce-len-te, etc.
  4. Encontros consonantais internos (desde que não encerrem encontro consonantal perfeito): felds-pa-to, tungs-tê-nio, ad-vo-ga-do, etc.

Obs.: Quando houver “s”, aí terminará a sílaba.

3=> Cuidado com os prefixos BIS, CIS, DES, DIS, EX, INTER, SUB, TRANS:
  1. Seguidos de palavra iniciada por consoante:
Ex.: bis-neto
  1. Seguidos de palavra iniciada por vogal:
Ex.: bisavô = bi-sa-vô


CUIDADOS NA TRANSLINEAÇÃO

1.    Não se devem deixar vogais isoladas no final ou no início da linha. Ex.: a-qui, á-gua, constru-í, acentu-e.
2.    Cuidado para que a translineação não resulte em palavra obscena ou inadequada.
Ex.: mori-bunda, fede-ral, cu-rioso, acu-mula.
3.    Na translineação de palavras compostascom hífen, devemos repetir o hífen por uma questão de clareza.
Ex.: bem-/-me-quer, sexta-/-feira, etc.


ORTOEPIA E PROSÓDIA

A pronúncia das palavras é bastante variável como se pronuncia a vogal o  nas palavras ossos e ovos? Com som aberto (ó) ou com som fechado (ô)? Como se pronuncia a palavra Nobel? Dando mais intensidade à sílaba no ou à sílaba bel? Para ajudar a esclarecer essas dúvidas, a fonologia desenvolve estudos sobre a pronúncia adequada das palavras, segundo a variedade padrão da língua portuguesa. Esses estudos chamam-se ortoepia e prosódia.
A ortoepia trata da pronúncia adequada dos fonemas e das palavras, de acordo com a variedade padrão da língua.
A prosódia trata da acentuação e da entonação adequadas dos fonemas, de acordo com a variedade padrão da língua.


ATIVIDADES:

1)    (UFSM)


Assinale a alternativa que contém a resposta correta em relação à grafia e aos fonemas dos quadrinhos 3 e 4.
a)    A palavra “aqui” tem um ditongo crescente, quatro letras e três fonemas.
b)    No terceiro quadrinho, a letra “S” representa um só fonema.
c)    Nas palavras “acho” e “questão”, há dois dígrafos e dois ditongos decrescentes,
d)    “Sempre” e “pegadinha” têm número de sílabas diferentes, mas, quanto à tonicidade, recebem a mesma classificação.
e)    Na separação silábica das palavras do quarto quadrinho, as letras que representam os dígrafos ficam juntas na mesma sílaba.

2)    Separe as sílabas das seguintes palavras:
Pseudópode –
Ideia –
Iguais –
Seria –
Séria –
Saíste –
Adstringência –
Excelência –


3)    Há na língua portuguesa, inúmeras palavras que são pronunciadas com a vogal O aberta (som ó), no feminino e/ou no plural, como exemplo, famosa, tijolos e outras em que no feminino e no plural a vogal O é fechada (som Ô), como por exemplo, rostos, pescoços, soltas, etc.
a)    Leia (cochichando) as palavras a seguir, uma vez na forma em que estão e outra passando para o plural e responda: Qual das duas sequências são pronunciadas com o som ô tanto no plural quanto no singular?
I.              Desaforo – globo – rosto – transtorno
II.            Poço – grosso – fogo – corpo

4)    Em qual das sequência a seguir a letra X tem som de /ks/ na pronúncia?
I.              Exímio – exalar – enxame – xampu – exceção – excursão – xingar.
II.            Axila – intoxicar – tóxico – nexo – ônix – sexagenário – tórax.


5)    Certas palavras são com frequência pronunciadas de maneira que foge à forma que têm na variedade padrão. Nos pares de palavras a seguir, qual é a forma própria da variedade padrão?
a)    Beneficiente ou beneficente?
b)    Meteorologia ou metereologia?
c)    Bandeja ou bandeija?
d)    Esteje ou esteja?
e)    Seje ou seja?
f)     Estrupo ou estupro?
g)    Previlégio ou privilégio?
h)   Mendigo ou mendingo?