domingo, 1 de maio de 2011

Nino quer um amigo

1 Nino, por que você está sempre tão sério e cabisbaixo?
2 Nino vivia triste. Ele se sentia sozinho. Ninguém queria ser amigo dele.
3 Pobre Nino.

4 Um dia, na praia, ele ficou esperançoso de encontrar um amigo.
5 - Ah, um menino. Quem sabe..., e tentou chegar perto dele.
6 Mas o menino virou para o lado, cavou um buraco.
7 E ainda jogou areia no Nino.
8 Coitado dele.

9 Outro dia, na escola, ele tentou puxar conversa com uma colega de turma.
10 Olhou para  a menina, que era toda sardenta, uma graça. Esboçou um 11sorriso e tentou puxar assunto.
12 Mas estava tão acostumado a ficar calado e sério que as palavras        
13 demoraram a sair de sua boca.
14 A menina bonitinha desistiu de esperar que ele dissesse alguma coisa.
15 Virou-se de costas e foi brincar com uma amiga.
16 Tadinho do Nino.

17 Nem os animais pareciam querer ser seus amigos.
18 Uma tarde, Nino viu um menino com um cão passeando na praça.
19 Ficou com vontade de agradar o cachorro, mas ficou com medo de que ele 20 mordesse.
21 Fez um agrado bem tímido.
22 O cão nem aí para ele.
23 Que pena, Nino.

24 Até que um dia, ele tinha desistido de procurar.
25 Pensando em por que quanto mais tentava encontrar um amigo, mais
26 sozinho se sentia...
27 Ficou distraído, pensando, e adormeceu.
28 Quando acordou, olhou-se no espelho.
29 Enquanto escovava os dentes, percebeu que fazia muitas caretas.
30 Achou engraçado. Enxaguou a boca e continuou brincando com o espelho.
31 Era riso daqui, riso de lá. Era língua do Nino e língua do espelho. Piscadela 32 aqui, piscadela ali. Começou ali uma verdadeira folia. Era um jogo de
33 _____________ entre Nino e sua imagem no espelho. E não é que Nino era 34 bem engraçadinho? Ele mesmo nunca tinha reparado nisso antes.
35 Que cara legal era o Nino.
36 Que garoto charmoso, bem-humorado!
37 Nino ficou encantado com seu espelho.
38 Fez-se ali uma grande amizade.

39 E depois dessa amizade surgiram muitas outras.
40 Nino hoje é um cara cheio de grandes amigos. Incluindo ele mesmo.
41 Valeu, Nino.


ATIVIDADES:
1)    Que tipo de texto é esse?
( ) narrativo
( ) dissertativo
( ) argumentativo
( ) apenas descritivo

2)    Onde o conto foi publicado?

3)    Por que o autor termina o texto dizendo: “Valeu, Nino”?

4)    (PEIES – 2008) Entre as alternativas, escolha a palavra que completa adequadamente a lacuna (l. 33), restituindo ao texto a coerência, especialmente para o desfecho da narrativa.

a)    Deslocamento
b)    Reconhecimento
c)    Estranhamento
d)    Condicionamento
e)    Distanciamento

5)    Na abertura do texto, o narrador dirige-se ao personagem principal, interpelando-o diretamente através de uma pergunta (l. 1).
Hipoteticamente, Nino poderia estabelecer um diálogo, respondendo:

6)     (PEIES – 2008) “Pobre Nino.” (l. 3), “Coitado dele.” (l. 8),  “Tadinho do Nino.” (l. 16),  “Que pena, Nino.” (l. 23), “Valeu, Nino.” (l. 40).
No texto, essas frases finalizam parágrafos e servem também para expressar:
a)    As reações emotivas do narrador diante das situações vividas por Nino, ao procurar novos amigo.
b)    O desagrado do narrador quanto à passividade de Nino diante de sua dificuldade em fazer novos amigos.
c)    Os conselhos do narrador para Nino ter sucesso nas tentativas de procurar novos amigos.
d)    Os pensamentos de Nino ao deparar-se com diferentes experiências para encontrar novos amigos.
e)    A censura do narrador pela forma de Nino proceder para conquistar novos amigos.

7) Retire do texto:
a) um dígrafo consonantal:
b) um dígrafo vocálico:
c) um encontro consonantal:
d) um ditongo crescente:
e) um ditongo decrescente:
f) um ditongo oral:
g) um ditongo nasal:
h) um tritongo:
i) um hiato:

8) Qual o número de letras e de fonemas encontrados no título?

9) A palavra “tadinho” encontrada na linha 16 está sendo usada na:
( ) variedade padrão da língua.
( ) variedade não-padrão da língua.

10) Como você justificaria a resposta da questão número 9?

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