quarta-feira, 2 de março de 2011

A LÍNGUA: CÓDIGO USADO NA COMUNICAÇÃO
Como cidadãos do século XXI, estamos acostumados a receber a cada momento muitas informações por diferentes meios, tevê, rádio, internet, livros...
Quem as envia? Amigos, a mídia, empresas que desejam vender seus produtos, o governo, ONGs (Organizações não governamentais)...
Os objetivos também são diversos: estabelecer contato, fazer amizade, divulgar determinado produto, difundir uma ideia...
E onde entra a língua materna nisso tudo? Ora, a língua é o mais importante dos códigos usados na comunicação, e, ao estudá-la, aprimoramos seu emprego nas diversas situações em que a utilizamos.
ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO
Para que a Comunicação aconteça por meio do Código Verbal, são necessários SEIS ELEMENTOS BÁSICOS:
REMETENTE OU EMISSOR -  Quem Deseja comunicar-se, enviando determinada mensagem a alguém.
DESTINATÁRIO ou RECEPTOR – a Quem a mensagem se Destina.
MENSAGEM a(s) Informação(ões) Transmitida(s).
REFERENTE ou CONTEXTO o Assunto da Mensagem.
CONTATO constituído de dois diferentes aspectos:: 
o canal – meio material, suporte físico que transporta   a mensagem..
  a conexão psicológica – de um lado, o desejo de o emissor transmitir sua mensagem; de outro, a atenção do destinatário, seu interesse em compreender. (A conexão Psicológica é quando o emissor consegue prender a atenção do destinatário através de recursos visuais (pela linguagem não-verbal), sonoros, linguísticos e sensibilizá-lo a fazer o que o emissor quer que o destinatário faça ou que se conscientize).
 CÓDIGO – sistema de Elementos Linguísticos Selecionados e de Regras para Combiná-los, Conhecido tanto pelo Emissor quanto pelo Receptor. Quando se considera a Comunicação Verbal, o Código é uma Língua utilizada, em sua modalidade Oral ou Escrita.
.ESQUEMATICAMENTE, TERÍAMOS:
                           CONTEXTO
REMETENTE     MENSAGEM     DESTINATÁRIO
                          CONTATO
                           CÓDIGO

Como exemplo, vimos, em aula, a reprodução de um folheto informativo distribuído por uma rede de lanchonetes sobre a Dengue. Considerando  os elementos da Comunicação, analisados no folheto que veiculou no Mac Donald's, seria correto dizer que:
O Emissor é o Ministério da Saúde.
O Destinatário ou Receptor são todos os brasileiros, em especial os frequentadores da lanchonete.
A Mensagem são as medidas que devem ser tomadas para evitar a procriação do mosquito transmissor da dengue.
O Referente é a prevenção da dengue. 
O Contato é constituído:
Pelo Canal – o folheto Informativo
     Pela Conexão Psicológica – de um lado, o Emissor a consegue, por exemplo, pelas cores do cartaz, por sua linguagem, pela ilustração; e, de outro, pelo interesse do destinatário diante de uma mensagem que lhe diz respeito.
ATIVIDADE TREINO: Após termos lido com atenção ao Anúncio do Senai, tivemos as seguintes questões para discussão em aula :
O Código é a língua portuguesa em sua modalidade escrita, ao lado das imagens.
Observe a frase principal do anúncio. “ Ou você faz Senai, ou vai viver de bico.”
Agora, considere um destinatário que saiba  que o Senai possui cursos profissionalizantes. Sem considerar a imagem, que leitura ele poderia fazer dessa frase?
A presença da imagem determina outra leitura. Explique-a.
Explique por que é possível afirmar que a linguagem da frase principal do anúncio foi elaborada de modo que garantisse a conexão psicológica com o destinatário.
Em seguida, tivemos a análise do cartaz da Fundação S.O.S Mata Atlântica e fizemos valendo nota as seguintes questões:  
1.Identifique , nesse texto, os seis elementos básicos da comunicação.
2.Para compreender o cartaz da Fundação S.O.S. Mata Atlântica, é preciso ter um conhecimento de mundo comum a todos os brasileiros: o significado das cores da nossa bandeira.
a.O que representa a cor verde na bandeira brasileira?
b.Compare o verde da nossa bandeira ao verde do símbolo dessa ONG. Que relação pode ser estabelecida entre eles?

ATIVIDADES DE REVISÃO 8ªS SÉRIES

1.       Separe o sujeito do predicado com um traço e identifique o núcleo do sujeito no espaço ao lado.
a.       Um bando de andorinhas pousou no fio elétrico.___________________________________________
b.       As duas crianças estavam na creche da prefeitura._________________________________________
c.       A luta em defesa do ambiente é necessária e fundamental.___________________________________
2.       Todos os núcleos identificados nas orações do exercício anterior pertencem a uma mesma classe gramatical. Qual é ela? __________________________________________________________________
3.       Identifique os Adjuntos Adnominais dos substantivos que estão sublinhados.
a.       A seca, as enchentes e a grande onda de conjuntivite eram consideradas calamidades públicas.
b.       O prefeito declarou que aquele grande terreno da prefeitura não será vendido.
c.       Os quatro melhores atletas do clube participaram do campeonato nacional.

4.       Classifique o termo destacado em Adjunto Adnominal ou Complemento Nominal:
a.       A mercearia do seu João foi fechada pelos fiscais.
b.       Nos dias de eleição é proibida a venda de bebidas alcoólicas.
c.       Caiu a produção de leite.
d.       A produção da fábrica aumentou este mês.

5.       Identifique os complementos nominais e a classe gramatical do termo a que se referem.
a.       Sempre é bom o diálogo com um amigo.

b.       Responderam favoravelmente ao seu pedido de licença.
  
c.       Foi proibida a venda de bebidas alcoólicas nas estradas.

d.       Estava submisso a todos.

6.       Sublinhe o verbo de ligação e faça um retângulo no predicativo do sujeito.
a.       As telefonistas continuavam ocupadas.
b.       Os seus olhos ficaram fechados por algum tempo.
c.       Os assalariados vivem preocupados com o fim do mês.

7.       Faça um retângulo no predicativo e informe se é predicativo do sujeito ou do objeto.
a.       Cuiabá já foi atraente para compradores de carros usados.
b.       Nossa esperança continua forte.
c.       Os familiares julgaram o dia do casamento inoportuno.
d.       O pai estava falante, mas mesmo assim percebeu o filho desanimado.
e.       A mudança de alimentação tornara o doente animado e disposto.

8.       Informe se o termo destacado é Aposto ou Vocativo:
a.       Crianças, escolham um brinquedo e divirtam-se. _______________________________________
b.       Chegando a São Paulo, o maior centro urbano do país, não deixe de visitar o Museu de Arte de São Paulo. ______________________________________________________________________________

9.       Classifique os objetos destacados nas frases abaixo em direto ou indireto.
a.       É preciso desenvolver o turismo no Brasil, diziam-nos os chefes da excursão.
b.       Contei-lhe apenas o que ouvi.
c.    Cada um calça o sapato que lhe serve, dizia minha avó.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

QUESTIONÁRIO PESSOAL: FALANDO SOBRE VOCÊ

1. Qual é o seu nome completo:_______________________________________________________
2. Nome do seu pai: ________________________________________________________________
3. Nome da sua mãe: _______________________________________________________________
4. Você tem irmão(s)ã(s) (   ) sim : Quantos: __________________________   (  ) não
5. Como se chamam: _______________________________________,_______________________
6. Você sabe por que seus pais colocaram esse nome em você? Você sabe o que seu nome significa? ________________________________________________________________________________
7. Você sabe a origem do seu sobrenome por parte de mãe e de pai? Se sim, qual é? ___________________________________________________ _____________________________
8. Que signo você é? _______________________________________________________________
9. Que dia você faz aniversário? _______________________________________________________
10. O que você gosta de fazer nas horas vagas? ____________________________________________
11. Que lugares (cidades, estados, países) você já passou e mais gostou? ________________________
12. Você já decidiu qual profissão seguir? Qual? __________________________________________
13. O que você mais gostava de brincar quando era pequeno? _________________________________
14. Você sabia que aí pode estar uma dica de qual profissão seguir? (   ) sim     (   ) não
15. Qual seu objetivo ao estudar  LP no 1º ano E.M. do APA? Você quer comer a "Pizza da Vitória" ou voê quer apenas ficar  vendo os colegas da outra turma saboreando a "Pizza" deles? ________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

Planejamento: Turmas 102 e 103 de LP: APA

Notas: 1ºs anos: Pesquisa=2, Debate=1, Questionário= 2, Trabalhos em Aula e Tarefas = 5, Material em Aula = 2,  Prova= 18,  Total= 30
Semana dia 21.02.11 - Apresentação e Pesquisa sobre Líder, Liderança e Grupo (Diferenças entre Turma e Grupo). Debate e Tomada de Posição. Competição. Eleição dos Líderes e Vices de cada turma. Organização das regras de convivência em aula e alcance dos objetivos comuns do grupo .
Semana dia 28.02.11 - Questionário Pessoal e Atividade em Grupos . Objetivo: integração dos componentes dos grupos;  A língua: Código Usado na Comunicação -Elementos Básicos da Comunicação e Atividade Treino. ATIVIDADE TREINO: Explorando o Cartaz do Senai e da importância da Linguagem Verbal e da Não Verbal para compor o significado; e, ainda, explorando o cartaz da Fundação S.O.S. Mata Atlântica (Teste - Valor: 1,5). 
Semana dia 07.03.11 - Ver questões no Blog sobre DIFERENTES ASPECTOS DO CÓDIGO LINGUÍSTICO, imprimir e colar no caderno ou copiar no caderno para trazer na aula semana dia 14.03.11, pois teremos Teste após explorarmos as questões.
Semana dia 14.03.11 - DIFERENTES ASPECTOS DO CÓDIGO LINGUÍSTICO -  conceitos, relações lógicas e ATIVIDADE TREINO (teste ao final desse bloco); USO CRIATIVO DA LÍNGUA  - conceito e ATIVIDADE TREINO(teste ao final desse bloco) e REDAÇÃO:  CUIDADOS COM A MENSAGEM - introdução.
Semana dia 21.03.11 -  REDAÇÃO:  CUIDADOS COM A MENSAGEM - conceito e ATIVIDADE TREINO e EXERCÍCIO DE ARTICULAÇÃO.

Sejam Bem Vindos!!!!

Este espaço foi criado pela profe. Marta Kinzel, com o objetivo de interagir com os alunos dos 1ºs anos de Ensino Médio e da 8ª série/9º ano do Fundamental do APA.