Como cidadãos do século XXI, estamos acostumados a receber a cada momento muitas informações por diferentes meios, tevê, rádio, internet, livros...
Quem as envia? Amigos, a mídia, empresas que desejam vender seus produtos, o governo, ONGs (Organizações não governamentais)...
Os objetivos também são diversos: estabelecer contato, fazer amizade, divulgar determinado produto, difundir uma ideia...
E onde entra a língua materna nisso tudo? Ora, a língua é o mais importante dos códigos usados na comunicação, e, ao estudá-la, aprimoramos seu emprego nas diversas situações em que a utilizamos.
ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO
Para que a Comunicação aconteça por meio do Código Verbal, são necessários SEIS ELEMENTOS BÁSICOS:
REMETENTE OU EMISSOR - Quem Deseja comunicar-se, enviando determinada mensagem a alguém.
DESTINATÁRIO ou RECEPTOR – a Quem a mensagem se Destina.
MENSAGEM – a(s) Informação(ões) Transmitida(s).
REFERENTE ou CONTEXTO – o Assunto da Mensagem.
CONTATO – constituído de dois diferentes aspectos::
o canal – meio material, suporte físico que transporta a mensagem..
a conexão psicológica – de um lado, o desejo de o emissor transmitir sua mensagem; de outro, a atenção do destinatário, seu interesse em compreender. (A conexão Psicológica é quando o emissor consegue prender a atenção do destinatário através de recursos visuais (pela linguagem não-verbal), sonoros, linguísticos e sensibilizá-lo a fazer o que o emissor quer que o destinatário faça ou que se conscientize).
CÓDIGO – sistema de Elementos Linguísticos Selecionados e de Regras para Combiná-los, Conhecido tanto pelo Emissor quanto pelo Receptor. Quando se considera a Comunicação Verbal, o Código é uma Língua utilizada, em sua modalidade Oral ou Escrita.
.ESQUEMATICAMENTE, TERÍAMOS:
CONTEXTO
REMETENTE MENSAGEM DESTINATÁRIO
CONTATO
CÓDIGO
Como exemplo, vimos, em aula, a reprodução de um folheto informativo distribuído por uma rede de lanchonetes sobre a Dengue. Considerando os elementos da Comunicação, analisados no folheto que veiculou no Mac Donald's, seria correto dizer que:
— O Emissor é o Ministério da Saúde.
— O Destinatário ou Receptor são todos os brasileiros, em especial os frequentadores da lanchonete.
— A Mensagem são as medidas que devem ser tomadas para evitar a procriação do mosquito transmissor da dengue.
— O Referente é a prevenção da dengue.
— O Contato é constituído:
— Pelo Canal – o folheto Informativo
— Pela Conexão Psicológica – de um lado, o Emissor a consegue, por exemplo, pelas cores do cartaz, por sua linguagem, pela ilustração; e, de outro, pelo interesse do destinatário diante de uma mensagem que lhe diz respeito.
ATIVIDADE TREINO: Após termos lido com atenção ao Anúncio do Senai, tivemos as seguintes questões para discussão em aula :
O Código é a língua portuguesa em sua modalidade escrita, ao lado das imagens.
Observe a frase principal do anúncio. “ Ou você faz Senai, ou vai viver de bico.”
Agora, considere um destinatário que saiba que o Senai possui cursos profissionalizantes. Sem considerar a imagem, que leitura ele poderia fazer dessa frase?
A presença da imagem determina outra leitura. Explique-a.
Explique por que é possível afirmar que a linguagem da frase principal do anúncio foi elaborada de modo que garantisse a conexão psicológica com o destinatário.
Em seguida, tivemos a análise do cartaz da Fundação S.O.S Mata Atlântica e fizemos valendo nota as seguintes questões:
1.Identifique , nesse texto, os seis elementos básicos da comunicação.
2.Para compreender o cartaz da Fundação S.O.S. Mata Atlântica, é preciso ter um conhecimento de mundo comum a todos os brasileiros: o significado das cores da nossa bandeira.
a.O que representa a cor verde na bandeira brasileira?
b.Compare o verde da nossa bandeira ao verde do símbolo dessa ONG. Que relação pode ser estabelecida entre eles?