domingo, 24 de abril de 2011

ENCONTROS VOCÁLICOS







Observe as seguintes palavras retiradas do texto:

FE-RI-A-DO
PÁS-COA


Ambas apresentam o encontro de duas vogais dentro de uma mesma palavra, chamamos esse tipo de encontro de “encontro vocálico”. Porém, as duas palavras apresentam classificações diferentes, conforme a separação silábica e o tipo de encontro. É isso que vamos estudar agora:



ENCONTROS VOCÁLICOS

DITONGO

É o encontro, em uma mesma sílaba, de uma vogal e uma semivogal, ou vice-versa.
            Os ditongos podem ser:

CRESCENTE: sv+v = sé-rIE/ má-gOA/PÁS-COA
DECRESCENTE: v+sv = OUro/pAI

ORAL: série, pai.
NASAL: avião, disseram.

TRITONGO

            É o encontro, em uma mesma sílaba, de semivogal+vogal+semivogal. Ex.: saguão – averiguei – enxáguam.

ð  Obs.: Quando, em certas palavras, a última sílaba terminar por AM, EM, EN não teremos dígrafos, mas ditongos nasais decrescentes, ou tritongos nasais, como nos exemplos a seguir:
ð  Falam  - ditongo
ð  Linguagem – ditongos
ð  Hífen – ditongo
ð  Deságuam – tritongo

HIATO

É o encontro imediato de duas vogais, cada uma delas pertencendo a uma sílaba distinta.
Exemplos: RA – IZ, PES – SO – A, SA – ÚDE, FERI-A-DO.

ATIVIDADES:

1)    (UFSM)Se o diálogo do texto (na prova havia um texto que não se faz necessário aqui) simulasse a fala informal, algumas palavras teriam sua grafia alterada para reproduzir, o mais fielmente possível, a pronúncia dos falantes:
# opcional – opicionau
#pouco – poco
#melhorar – melhorá


A única alteração que NÃO se encontra nas transfomações é:
a)    Queda do fonema consonantal no final do vocábulo.
b)    Acréscimo de vogal para separar um encontro consonantal.
c)    Acréscimo de vogal procurando a formação de um ditongo crescente.
d)    Substituição de consoante final por semivogal, provocando a formação de um ditongo decrescente.
e)    Simplificação de ditongo decrescente em vogal simples.

2)    (UFSM) “Não devem ser ouvidos aqueles que  ficam dizendo que a voz do povo é a voz de Deus.”
Analise o que se afirma a respeito de aspectos gráficos e fonológicos da frase:
I.Há quatro repetições do fonema /K/, representado, graficamente, por dígrafo.
II.As palavras “ouvidos” e “Deus” apresentam o mesmo tipo de ditongo.
III.Na palavra “ficam”, a letra m, na realidade da fala, representa um ditongo nasal.
            Estão corretas:
a)    Apenas I.
b)    Apenas II.
c)    Apenas III.
d)    Apenas I e II.
e)    Apenas II e III.

3)    (PEIES) Considerando os elementos constitutivos das palavras e a separação silábica, observe as afirmativas a seguir.
I. “seus” apresenta um hiato, o que permite separar as vogais em sílabas distintas.
II. “isso” apresenta um dígrafo cujas letras ficam em sílabas distintas na separação silábica.
III. “Quatro” apresenta um ditongo crescente, constituído pela sequência de uma semivogal e uma vogal na mesma sílaba.
Está (ão) correta (s):
a)    Apenas I.
b)    Apenas II.
c)    Apenas I e II.
d)    Apenas I e II.
e)    Apenas II e III.

4)    (Acafe) Assinale a alternativa onde há somente palavras com ditongos orais:
a)    Acordou, estações, distraído
b)    Coordenar, Camboriú, cidadão
c)    Falei, família, capitães
d)    Jamais, atribui, defendeis
e)    Comprimiu, vieram, averigúem

6)  (F. Caxias do Sul) A alternativa em que, nas três palavras, há um ditongo decrescente é:
a) água, série, memória
b) balaio, veraneio, ciência
c) coração, razão, paciência
d) apoio, gratuito, fluido
e) jóia, véu, área

DÍGRAFOS, ENCONTROS CONSONANTAIS

Observe as tiras abaixo:





A série de tiras Calvin e Hobbes desenhada pelo norte-americano Bill Watterson e publicada entre 1985 e 1995 continua a ser veiculada atualmente em alguns jornais e revistas por todo o mundo. Surpreendentemente no Brasil – onde nem nomes de objetos são traduzidos –, o nome do tigre companheiro de Calvin passou por um processo de tradução, e foi de Hobbes para Haroldo, o que, como veremos a seguir, acarreta um problema de referenciação das personagens.

Comentando um pouco sobre as personagens principais, temos como protagonista Calvin. Ele é um garoto com seis anos de idade e que apresenta um comportamento igual ao de outras crianças de sua idade. Porém, de vez em quando, ele surge com umas sacadas e estabelece uns diálogos com seu tigre Hobbes ou tem uns pensamentos que não correspondem à sua idade. Essas sacadas estão ligadas à referência de seu nome ao teólogo cristão francês João Calvino (1509-1564), de grande importância para a forma do Protestantismo que ficou conhecida como Calvinismo. O tigre de pelúcia Hobbes, com o qual Calvin trava alguns diálogos, é referência ao filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1569). Hobbes é autor da obra Leviatã, em que discute seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades. Analisando um pouco a biografia dos dois, percebemos que ambos são humanistas, ou seja, são adeptos de uma filosofia que acredita que o ser humano tem capacidade de criar e transformar a realidade natural e social ao seu redor.

E é bem isso que Calvin faz! Ele sempre está refletindo o sistema escolar, as obrigações que lhe são impostas pela escola e as relações entre a infância e a vida adulta. Portanto, longe de ser apenas um quadrinho para darmos risadas de alguma situação engraçada protagonizada por um menino de seis anos que conversa com o seu tigre de pelúcia, Calvin sempre traz um tema para reflexão sobre algo relacionado à educação e muitas vezes nos faz pensar diretamente em nossa prática em sala de aula.


DÍGRAFOS

Localize no texto a palavra “olhe” e “acho”. Preste atenção e encontre nelas duas letras formando o mesmo som. Encontrou? Essas duas letras são chamadas de dígrafos.

É o conjunto de duas letras que representam um único fonema. Os dígrafos subdividem-se em consonantais e vocálicos.

DÍGRAFOS CONSONANTAIS

INSEPARÁVEIS: CH, LH, NH, QU, GU. (machado, palha, ninho, quilo, guisado)
SEPARÁVEIS: RR, SS, SC, SÇ, XC, XS. (carroça, passado, nascer, cresça, excesso, exsudar)
GUISADO – GURI/ NASCER – ESCADA/ EXCEÇÃO – EXCLAMAR => O “gu” e o “qu” não serão considerados dígrafos quandoa letra “u” for pronunciada. Ex.: tranquilidade, aguenta, aquário.

DÍGRAFOS VOCÁLICOS

AM, AN - /ã/
EM, EN - / ~e/
IM, IN - / ~i/
OM, ON - / õ/
UM, UN - /~u/

# Agora vamos voltar ao texto e encontrar mais exemplos de dígrafos!

ENCONTRO CONSONANTAL

É o encontro de sons consonantais lado a lado.
Ex.: baGRe, PRego.
OBS.: Em certas palavras, observe que a letra X pode ter o som de KS. Aí haverá encontro consonantal: táxi [taksi]

ATIVIDADES:

1)    Agora é sua vez de voltar novamente ao texto e localizar os dígrafos.

2)    (UFSM)





Indique V (verdadeira) ou F (falsa) em cada uma das alternativas relacionadas com a tira.
( ) No primeiro balão, aparecem dois dígrafos e um ditongo nasal decrescente.
( ) No segundo quadrinho, a letra “S” representa os fonemas /s/ e /z/.
( ) No terceiro quadrinho, o fonema vocálico nasal está representado, na escrita, apenas pelo til.
A sequência correta é:
a.    FVF
b.    VFV
c.    VVF
d.    FFF
e.    VVV

FONÉTICA E FONOLOGIA

Observe a tirinha da Mônica número 1, do link abaixo:



1. Por que o Cebolinha não quer mais brincar de casinha com a Mônica?
2. Por que Cebolinha está irritado?

Observe nos balões que existem várias palavras formadas de letras e sons diferentes. Será que uma mesma palavra é fomada do mesmo número de sons e letras?
Vamos aprender mais sobre isso abaixo:

FONÉTICA E FONOLOGIA
                                                                      
FONEMA: é o som das letras. É a menor unidade sonora e distinta da língua. O fonema pode diferenciar um vocábulo do outro:

Carro
Jarro
Barro
Sarro


LETRA: É a representação gráfica do som. Ao conjunto de letras de um país chamamos

ALFABETO.

O alfabeto da Língua Portuguesa possui 26 letras.


ð  Agora vamos contar quantas letras e quantos fonemas possuem na tirinha!



            SÍLABA: É  o fonema ou conjunto de fonemas pronunciados num só impulso expiratório.


TIPOS DE FONEMAS

VOGAIS: /a/, /e/,/i/,/o/,/u/,/ã/,/~e,/~i/,/õ/,/~u/.

SEMIVOGAIS: /y/ - som de “i”.
                           /w/ - som de “u”.

Sobre a semivogal:

1º) Só haverá semivogal quando houver mais de um som vocálico na mesma sílaba. Por isso, a semivogal nunca aparece sozinha, e sim acompanhada de vogal.


2º) É sempre mais fraca que a vogal.

OBS. 1: O “a” será sempre vogal.
OBS. 2: Não há sílaba sem vogal.
OBS. 3: Só existe uma vogal por sílaba. Outros sons vocálicos na mesma sílaba serão, portanto, semivogais.



ð  Encontre no texto da tirinha da Mônica uma palavra que possua vogal e semivogal e identifique-a.