sábado, 2 de abril de 2011

ATIVIDADES ANTES DA CAPA


BUSCAR NOS "LINKS INTERESSANTES"  DO BLOG - O LINK DA REVISTA KZUZA

Clicar no link da Revista Kzuka e ver o Be-a-bá-das-gírias.

1)    Você costuma ler revistas? Quais?
2)    Que tipo de texto é esse?
3)    Onde ele foi publicado? Quando?
4)    Qual a função social desse gênero?
5)    Você presta atenção na capa? Por quê?
6)    Quais os principais elementos da capa?
7)    Olhando para a capa, qual o assunto principal da revista?


 


ATIVIDADES ANTES DA REPORTAGEM:

1)    Que gênero textual é esse?
2)    Onde ele foi publicado? Quando?
3)    Qual a função social desse gênero?
4)    Você costuma ler reportagens? Se sim, sobre quais assuntos?
5)      Quais os principais elementos da reportagem?

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO:

1)    Qual o assunto principal da reportagem?
2)      Qual o público alvo? Por quê?
3)      Por que muitas vezes ouvimos certas palavras em língua portuguesa que não conseguimos compreender o significado?
4)      Além das citadas no texto, quais outras gírias você conhece?
5)      Por que você acha que a gíria muda de um lugar para outro?
6)      Em quais situações podemos usar gírias?
7)      As imagens utilizadas coincidem com as gírias?
8)      Para você, o que são GÍRIAS? E por que elas mudam conforme a região?








DINÂMICA PASSE-REPASSE



1 – PARABÉNS! Você tem muita sorte, foi premiado com esta caixa de chocolate. Ela simboliza a compreensão a confraternização e a amizade durante esse tempo. Mas ela não será sua, observe os amigos e aquele que considerar mais organizado será o ganhador dela.

2 – A ORGANIZAÇÃO é algo de grande valor e você como possuidor dessa virtude, irá levantar-se para entregar esta caixa ao amigo que você achar mais feliz.

3 – ALEGRIA – aqui está uma caixa de chocolate que lhe entrego por ver em você muita alegria, alegria esta que anima nossos encontros, tornando-os sempre agradáveis. Mas infelizmente ela não é sua, com muita alegria entregue-a para a pessoa mais séria da turma.

4 – SERIEDADE é sua marca pessoal, ser séria faz de você uma pessoa respeitada, porém ao contrário das pessoas sérias, você é agradável e suportável, continue sendo assim. Portanto a caixa de chocolate não é sua, com toda seriedade passe-a para a pessoa mais elegante.

5 – ELEGÂNCIA, como você deve esforçar-se para manter todo este visual elegante e o bom é que você consegue alcançar o seu objetivo que é ser elegante, e através dela consegue muitos amigos, menos essa caixa de chocolate, por isso passe-a para a pessoa mais meiga da turma.

6 – A MEIGUICE é algo muito raro e você a possui, parabéns. Mas a caixa ainda não será sua, e você com o seu jeito tão especial de ser vai fazer questão de entregá-la a quem considera mais extrovertido.

7 – VOCÊ É EXTROVERTIDA, chega e já vai fazendo a festa, não importa o momento e o lugar, você chega fala e brinca com todo mundo. Com uma facilidade espetacular vai se instaurando no meio de todos. Parabéns, você deve ser muito feliz, daí cabe a você encontrar no meio de nós alguém que lhe transmite felicidade.

8 – Dizem que a FELICIDADE é como uma borboleta, quanto mais você a persegue, mais ela foge. No entanto, se você volta a sua atenção para outras coisas, ela vem e suavemente pousa no seu ombro. Não chego a ver a borboleta no seu ombro, mas vejo a felicidade estampado no seu rosto e isso torna-nos felizes. Com toda felicidade que existe em você passe a caixa de chocolate para a pessoa mais corajosa.

9 – Você foi contemplado com esta caixa e agora demonstrando a virtude da CORAGEM pela qual você foi escolhido passe-a para a pessoa mais mão fechada da sala.

 
 
10 - Você foi escolhido por saber ECONOMIZAR dinheiro. Pessoas assim conseguem conquistar tudo que desejam em bens materiais. Para isso, também é necessário ter inteligência. Passe para a pessoa mais inteligente.

11 – A INTELIGÊNCIA nos foi dada por Deus, parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitos de nossos irmãos são inteligentes, mas a sociedade impede que eles desenvolvam tal virtude. Demonstre mais um ato de sua inteligência passando este presente para quem você achar mais simpático.

12 – Para comemorar a escolha do presente distribua um largo sorriso entre os amigos. O mundo está tão amargo e para melhorar um pouco necessitamos de pessoas SIMPÁTICAS como você. Parabéns pela simpatia. Não fique triste, o presente não será seu, passe-o para quem você acha mais amigo.

13 – A AMIZADE é uma das coisas mais importantes na vida. Você ter um verdadeiro amigo é como possuir um tesouro de valor exorbitante, por isso, conquiste outro amigo dando-lhe essa caixa de chocolate. Para isso ele tem que ser pontual nos compromissos.

14 – PONTUALIDADE é a qualidade marcante dos britânicos, portanto você é brasileiro e sabe respeitar seus compromissos honrando o horário. Você com certeza não gosta de deixar ninguém esperando. Mas aguarde a hora certa de ganhar uma caixa de chocolate, pois essa ainda não é sua, passe para a pessoa mais solidária.

15 – A SOLIDARIEDADE é coisa rara no mundo em que vivemos, onde encontramos muitas de egocêntricas. Você está de parabéns por ser solidário aos colegas, mas o presente ainda não será seu, passe-o para a pessoa mais bonita.

16 – Que bom! Você foi escolhido como o colega mais BONITO do grupo, por isso desfile para todos observarem o quanto é bonito. Obrigado pelo desfile, mas o presente não será seu, passe-o para quem lhe transmite PAZ.

17 – O mundo inteiro clama por PAZ, e você gratuitamente, transmite esta tão grande riqueza.
Parabéns! Você está fazendo falta as grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita paz passe esta caixa para a pessoa mais sonolenta.

 
18 – Você foi escolhido o mais sonolento. Compreendemos você, não é fácil acordar cedo para vir à escola todos os dias. Então, para afastar o sono, passe o presente para a pessoa mais dinâmica.
19 – Você sabe mesmo como fazer as coisas, nada é difícil sempre procura dar um jeito de tornar tudo muito simples e eficiente, não é à-toa que você é DINÂMICA, portanto eficientemente escolha entre todos, a pessoa que é mais risonha, que mereça a caixa.

20 – Você é uma pessoa que gosta de SORRIR, então está sempre dando de presente aos outro o seu sorriso. Que tal dar mais este presente para a pessoa mais legal da sala?
21 - Você foi considerada a pessoa mais legal da sala. Legal é aquele q tem muitos amigos e gosta de participar de tudo. Então, faça a sua parte e dê a caixa para a pessoa mais trabalhadora.
22 – Dizem que o TRABALHO dignifica o homem e você leva a sério o trabalho, não perde tempo e nem tem moleza com você. Fazendo do trabalho até motivo de farra e folia, é isso aí. Acredito que gostando de trabalhar desse jeito você é capaz de encontrar entre os demais alguém responsável para dar essa caixa de chocolate.

23 – RESPONSABILIDADE é com você, nunca desaponta ninguém nos compromissos, sempre cumpre como que se compromete de forma espetacular. Sendo assim, você deve passar para a pessoa mais FALANTE DA SALA.
 
24 – Você é a pessoa mais FALANTE, como conversa com todos deve saber quem é a pessoa mais calada da sala.
25 – Vc é a mais calada, deve observar muito bem a sala. Quem seria a pessoa mais caridosa?
26 – Bem... a pessoa CARIDOSA não é egoísta, não tem inveja, gosta de todo mundo e tem como satisfação ajudar o próximo, servir e dividir o que tem, principalmente, quando se trata de uma caixa de chocolate. Por isso divida os chocolates com todos aqui presentes.




terça-feira, 29 de março de 2011

COMPLEMENTAÇÃO DA AULA DE PRODUÇÃO DE TEXTO - O ESTRESSE

Acrescentar um QUINTO PARÁGRAFO na sua Produção Textual com o subtítulo "Onde se Informar", com indicação de sites sobre o tema.  Para tanto, é necessário fazer uma pesquisa na internet sobre O Estresse, ver vídeos, reportagens, textos científicos, enfim. Se durante essa pesquisa forem encontradas informações interessantes, elas poderão ser utilizadas no texto, desde que devidamente referida a fonte  ("segundo fulano de tal, da Associação tal; ou de acordo com o site tal  Associação de Psiquiatria  ou Psicologia ... - use com segurança, pois esse recurso dará mais respaldo e credibilidade a sua produção textual - esse recurso chama-se: RECURSO AUTORIDADE).

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
a. Apresentação do Trabalho de Produção Textual (ver Redação I - sobre margens, rasuras, etc.).
b. Adequação da linguagem (lembre-se de tomar as decisões já conversadas em aula sobre para quem você irá escrever - qual será seu "Público Alvo" e utilize a Linguagem Adequada para se comunicar com ele.).
c. Adequação ao tema (se, no texto, não há digressões, ou seja, desvio do rumo do assunto que está sendo enfocado; em termos mais populares: enrolação, fuga do tema nuclear).
d. Adequação à estrutura textual:
  • Título e Subtítulo;
  • Parágrafo Introdutório;
  • 2º e 3º parágrafos: apresentação das ideias opostas;
  • 4º. parágrafo: exposição da posição do autor do texto sobre o assunto abordado e justificativa;
  • 5º. parágrafo: clareza na apresentação da pesquisa.
SUGESTÃO TEXTUAL - texto produzido dentro do molde solicitado como exercício da estrutura analisada na aula passada.

O estresse

   O estresse faz com que os indivíduos apresentem uma série de reações diante de uma situação que precisa ser enfrentada. São sintomas da doença o cansaço físico e o nervosismo, aliados a problemas físicos e mudanças de comportamento. Para alguns, o estresse está aumentando; para outros, sempre existiu.
   Os que veem a doença como uma característica da sociedade contemporânea lembram que o homem trabalha mais do que fazia há dez anos, deixando de dormir e de valorizar o lazer. Além disso, em diferentes cidades do Brasil, tem aumentado o número de pessoas que buscam tratamento para o mal que os aflige.
   Para outros, entretanto, a doença sempre existiu. Na atualidade, ela chamaria mais a atenção pelo simples fato de que o diagnóstico pode ser feito com mais precisão. O século XXI é tão estressante como qualquer outro, e seria ilusão o homem crer que houve um passado calmo.
   Seja como for, não se pode negar que a sociedade atual é extremamente competitiva e nos leva o tempo todo a avaliar a qualidade de vida, o que envolve, necessariamente, uma discussão sobre o estresse.

ATENTE para as expressões negritadas no texto modelo e as informações abaixo:
  • Sempre se começa cada parágrafo e/ou um texto a partir de um substantivo (ser de quem se diz algo - o substantivo pode ser Concreto ou Abstrato, Simples ou Composto, etc ), cada parágrafo terá o seu Substantivo - que já deverá ter sido referido no parágrafo introdutório - e se falará algo sobre esse substantivo e este pode vir representado por um Pronome Pessoal do caso Reto;

  • Cada parágrafo deve ter no máximo três períodos (que vai do início da frase até o ponto final - conta-se o número de períodos pelo número de pontos finais de cada parágrafo) - faça um texto claro e objetivo ( diga de forma clara o que quer dizzer  : "Isso é isso" e ponto), coeso (bem costurado pelos articuladores certos, ou seja, aqueles que melhor darão continuidade a sua ideia, ao que você está expressando); coerente (aqui também use expressões, exemplos, etc que farão você manter-se no fio condutor do sentido que você quer dar ao seu texto);

  •  Expressões que localizam o texto no tempo e no espaço, como os Adjuntos Adverbias de Tempo e Lugar, devem vir SEMPRE ENTRE VÍRGULAS - se no meio do parágrafo; e com vírgula também se estiver dando início ao parágrafo;

  • Expressões como "Além disso" (articulador que prepara o leitor para o argumento de maior peso, aquele indiscutível) deve vir, de preferência no início do parágrafo e acompanhado de vírgula, porém deixe para usar esse articulador por último para dar o argumento mais forte que você tiver (a famosa carta na manga) - importante em termos de argumentos é sempre começar do de menor importância para  o de maior importância - por quê? Por que o que mais fica na memória de quem lê é o que é lido por último, portanto, deixe seus melhores argumentos para o final de cada parágrafo - aqueles que ninguém pode duvidar, nem contestar, assim você ficará invencível em termos de argumento e será um escritor eficiente e sempre lido; Adjuntos Adverbiais de Modo (os que provêm de adjetivo e terminam em "mente");

  • Expressões conclusivas devem vir no início do parágrafo de conclusão e acompanhadas por vírgula (sendo assim, dessa forma, de qualquer forma, seja como for, nesse sentido, etc);

  • Os Pronomes demonstrativos Esse, essa, isso e Este, esta, isto devem ser usados da seguinte forma: a) Se estiver referindo o que já foi dito: use esse, essa, isso; b) se estiver preparando o leitor para o que vai ser dito: use este, esta, isto; c) se estiver referindo o que estiver próximo - use este (ex.: "... cada parágrafo terá o seu Substantivo  ... e se falará algo sobre esse  substantivo e este pode vir representado por um Pronome Pessoal do caso Reto...

AGORA CHEGOU A HORA...  VOCÊ JÁ ESTÁ COM AS "FERRAMENTAS" NECESSÁRIAS PARA DAR INÍCIO AO SEU TRABALHO. CONCENTRE-SE, RESPIRE FUNDO, ACALME-SE E PERCEBA QUE ESCREVER UM TEXTO É FÁCIL, SIMPLES E PODE VIR A SER A SUA PROFISSÃO FUTURAMENTE. SENDO ASSIM, BOM TRABALHO!!!!

domingo, 27 de março de 2011

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

UM TEXTO QUE EXPÕE IDEIAS PARTE DO CONHECIMENTO DE VARIADAS INFORMAÇÕES, OBTIDAS, POR EXEMPLO, EM UMA PESQUISA OU EM  DIFERENTES LEITURAS.

O estresse
   O estresse é um conjunto de reações diante de uma situação que, para ser enfrentada, exige uma adaptação do indivíduo. Caracteriza-se pelo cansaço e nervosismo constantes, associados a dores no corpo, falha de memória e mudanças de comportamento.
   Será uma  "doença " típica do mundo contemporâneo? Os especialistas não têm todos a mesma opinião.

Leia a seguir  um quadro- resumo com opiniões diferentes sobre o assunto.

O estresse está aumentando
  • A sociedade está mais competitiva, e o estresse e  a qualidade de vida são discutidos o tempo todo.
  • As pessoas estão trabalhando mais do que há 10 anos e, com isso, perdem parte do tempo que deveriam destinar ao sono e ao  lazer.
  • O número de pessoas, por mês, que procura tratamento em seis clínicas, em diferentes cidades do Brasil, aumentou em 40% de 2001 para 2002.
O estresse não está aumentando
  • O estresse sempre existiu. A diferença é que hoje a comunicação nos deixa expostos a muitos fatores estressantes.
  • A vida humana sempre foi estressante, fazendo-nos sonhar com tempos idos, que teriam sido mais tranquilos. Sempre existiram problemas e pessoas sofrendo por causa deles.
  • Atualmente, é possível diagnosticar o estresse. No começo do século passado, não. A mudança ocorreu na sociedade, não na doença.
ATIVIDADES

PARTE I

Você vai produzir um texto sobre estresse que poderia ser publicado em uma revista que trouxesse informações sobre questões atuais e fosse lida por pessoas de formação média. Mas que já será postado no nosso blog com a sua devida identificação e que poderá vir a servir de fonte de pesquisa para quem quiser acessar nosso blog.

Aproveite as informações que estão no quadro-resumo, mas não deixe de explorar outras fontes - internet, jornais, etc.

Faça um parágrafo introdutório: apresente o tema e explique que há duas posições distintas sobre ele. Escolha, no Resgate abaixo, palavras ou expressões que podem marcar a oposição entre as ideias.

Elabore um segundo e um terceiro parágrafo para apresentar cada uma das diferentes posições. O quadro-resumo é sua fonte de informações, mas não é preciso utilizar todas elas.

Em um quarto parágrafo, apresente a posição que considera mais coerente. Para justificar sua escolha, aproveite as informações do quadro (sem repetir o que já expôs).

Dê título e subtítulo ao texto.

Avaliação - antes de passar seu texto a limpo, verifique se seguiu todas as orientações. Avalie também a adequação da linguagem ao tipo de texto que está sendo pedido (texto para ser publicado em revista, mas que será publicado no nosso blog desde agora - quem sabe algum redator de revista se interesse pelo seu texto e realmente o divulgue em uma revista? Você pode ficar famoso. Portanto, capriche!!!!)

RESGATE
Palavras e/ou expressões que marcam contraste:

MAS, PORÉM, TODAVIA, ENTRETANTO, NO ENTANTO, POR OUTRO LADO, POR SUA VEZ, EM OPOSIÇÃO A ISSO, DEFENDENDO POSIÇÃO CONTRÁRIA, EMBORA, AINDA QUE, APESAR DE, A DESPEITO DE, ETC.