domingo, 27 de março de 2011

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

UM TEXTO QUE EXPÕE IDEIAS PARTE DO CONHECIMENTO DE VARIADAS INFORMAÇÕES, OBTIDAS, POR EXEMPLO, EM UMA PESQUISA OU EM  DIFERENTES LEITURAS.

O estresse
   O estresse é um conjunto de reações diante de uma situação que, para ser enfrentada, exige uma adaptação do indivíduo. Caracteriza-se pelo cansaço e nervosismo constantes, associados a dores no corpo, falha de memória e mudanças de comportamento.
   Será uma  "doença " típica do mundo contemporâneo? Os especialistas não têm todos a mesma opinião.

Leia a seguir  um quadro- resumo com opiniões diferentes sobre o assunto.

O estresse está aumentando
  • A sociedade está mais competitiva, e o estresse e  a qualidade de vida são discutidos o tempo todo.
  • As pessoas estão trabalhando mais do que há 10 anos e, com isso, perdem parte do tempo que deveriam destinar ao sono e ao  lazer.
  • O número de pessoas, por mês, que procura tratamento em seis clínicas, em diferentes cidades do Brasil, aumentou em 40% de 2001 para 2002.
O estresse não está aumentando
  • O estresse sempre existiu. A diferença é que hoje a comunicação nos deixa expostos a muitos fatores estressantes.
  • A vida humana sempre foi estressante, fazendo-nos sonhar com tempos idos, que teriam sido mais tranquilos. Sempre existiram problemas e pessoas sofrendo por causa deles.
  • Atualmente, é possível diagnosticar o estresse. No começo do século passado, não. A mudança ocorreu na sociedade, não na doença.
ATIVIDADES

PARTE I

Você vai produzir um texto sobre estresse que poderia ser publicado em uma revista que trouxesse informações sobre questões atuais e fosse lida por pessoas de formação média. Mas que já será postado no nosso blog com a sua devida identificação e que poderá vir a servir de fonte de pesquisa para quem quiser acessar nosso blog.

Aproveite as informações que estão no quadro-resumo, mas não deixe de explorar outras fontes - internet, jornais, etc.

Faça um parágrafo introdutório: apresente o tema e explique que há duas posições distintas sobre ele. Escolha, no Resgate abaixo, palavras ou expressões que podem marcar a oposição entre as ideias.

Elabore um segundo e um terceiro parágrafo para apresentar cada uma das diferentes posições. O quadro-resumo é sua fonte de informações, mas não é preciso utilizar todas elas.

Em um quarto parágrafo, apresente a posição que considera mais coerente. Para justificar sua escolha, aproveite as informações do quadro (sem repetir o que já expôs).

Dê título e subtítulo ao texto.

Avaliação - antes de passar seu texto a limpo, verifique se seguiu todas as orientações. Avalie também a adequação da linguagem ao tipo de texto que está sendo pedido (texto para ser publicado em revista, mas que será publicado no nosso blog desde agora - quem sabe algum redator de revista se interesse pelo seu texto e realmente o divulgue em uma revista? Você pode ficar famoso. Portanto, capriche!!!!)

RESGATE
Palavras e/ou expressões que marcam contraste:

MAS, PORÉM, TODAVIA, ENTRETANTO, NO ENTANTO, POR OUTRO LADO, POR SUA VEZ, EM OPOSIÇÃO A ISSO, DEFENDENDO POSIÇÃO CONTRÁRIA, EMBORA, AINDA QUE, APESAR DE, A DESPEITO DE, ETC.





Nenhum comentário:

Postar um comentário