segunda-feira, 18 de abril de 2011

CARICATURA - CHARGES e TIRINHAS

Caricatura: vem da palavra caricare, de origem italiana, que significa carregar - no sentido de aumentar algo em proporção. É um desenho de uma pessoa ou personalidade, que enfatiza as características pessoais de uma forma bem humorada, dando evidência para detalhes da fisionomia, gestos, vícios e hábitos particulares.

http://www.google.com.br/search?q=caricaturas&hl=pt-BR&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=0JesTYHgJKT20gG61935CA&ved=0CDQQsAQ&biw=917&bih=372






- Qual a função social da caricatura?
- Onde podemos encontrar essa figura?


Charge: vem da palavra francesa charger que significa carga - no sentido de exagerar nos traços do caráter de alguém ou de algo para provocar humor e reflexão. É um estilo de ilustração que satiriza, por meio da caricatura, algum acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. Muito utilizadas em críticas políticas ou de situações do cotidiano. Confira esta tirinha sobre a segurança no Rio de Janeiro:



- Qual a função social da charge?
- Onde ela é encontrada?
- Por que os turistas queriam passear no caveirão? Por que é perigoso?
- Em que contexto o criador da charge se baseou?
- Por que um cidadão se identifica com a charge?


Tirinhas: Você já deve ter reparado que praticamente todos os jornais por aí possuem a famosa seção de tiras. Na família das histórias em quadrinhos (ou gibis, mangá e comics) a tira seria a irmã do meio, maior que o cartum (ou charge) e menor que as histórias de maior número de páginas. As tiras são formato muito prático e servem para qualquer tipo de personagem (tiras de heróis, faroeste, espionagem, etc.). Mas, sem dúvidas, a mais popular é a de humor. Confira esta tirinha do Garfield:




- Qual a função social da tirinha?
- Onde ela pode ser encontrada?
- Por que Garfield disse que “a beleza está nos olhos de quem vê”?
- Qual a diferença entre charge e tirinha?
- Você costuma ter contato com eles? Quais? Onde?
- Encontre na internet mais exemplos dos gêneros estudados hoje.

domingo, 17 de abril de 2011

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

O ALFABETO

O alfabeto passa a ter 26 letras, com a introdução das letras: k, w e y.

TREMA

O trema foi inteiramente abolido. Com exceção dos nomes próprios.

ACENTO CIRCUNFLEXO

Perdem o acento as palavras com os hiatos OO e EE:creem, deem, ...
Exceção: Continuam acentuados os verbos TER e VIR, e seus derivados. Ele TEM um carro; Eles TÊM um carro.

ACENTO DIFERENCIAL

Admite-se apenas DOIS acentos diferenciais obrigatórios:
Flexão de pôde (pretérito imperfeito do indicativo) para diferenciar de pode (presente do indicativo) e o verbo pôr da preposição por.
Obs.: O acento será opcional em FÔRMA para diferenciar de FORMA.

ACENTO AGUDO

Perdem o acento as paroxítonas com ditongos abertos EI, OI. Exemplo: ideia, heroico.
Exceção: continuam sendo acentuadas as oxítonas terminadas em ÉI, ÉU, ÓI, inclusive no plural.

ð  Com os ditongos abertos EI, OI, é importante não esquecer que o acento é eliminado apenas nas palavras paroxítonas, sendo mantido nas oxítonas. Exemplo: HEROICO perde o acento, enquanto HERÓI continua sendo acentuado.

HÍFEN

O hífen será mantido com os prefixos: ALÉM, AQUÉM, VICE, EX (estado anterior), SEM, RECÉM, PRÉ, PRÓ, PÓS.

LETRA H: Com qualquer prefixo, usa-se sempre hífen diante da palavra iniciada por H: anti-higiênico, super-homem.


VOGAL + S OU R: Quando o prefixo termina em voga e a segunda palavras começa com S ou R, a consoante é duplicada. Ex.: Contrarregra, ultrassom.

VOGAL + VOGAL IGUAL: Será usado hífen se o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa pela mesma vogal.
Exemplos: micro-ondas, anti-inflamatório, micro-ônibus.

VOGAL + VOGAL DIFERENTE: Não se deve mais usar o hífen quando o prefixo terminar por uma vogal e a palavra seguinte começar por uma vogal diferente. Ex.: extraoficial.

HIPER, INTER, SUPER + R: Quando o prefixo termina em R, usa-se o hífen se o segundo elemento começa por R. Ex.: hiper-requintado, inter-regional, super-resistente.

PALAVRAS COMPOSTAS: O hífen é abolido quando se perdeu a noção de que a palavra é composta. Ex.: Paraquedas, mandachuva, parabrisa, pontapé, girassol.

CIRCUM E PAN: Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por M, N e VOGAL. EX.: circum-navegação, pan-americano.

SUB: Com o prefixo Sub, usa-se o hífen diante de palavras iniciadas por B, H e R. Ex.: sub-base, sub-hotel e sub-região. Com P, não ocorre separação. Ex.: subproduto.

PREFIXO MEGA: O prefixo MEGA somente leva hífen quando estiver diante de palavras iniciadas por A e H. Ex.: mega-atentado, mega-ação.

SEMI: O prefixo SEMI deve sempre ser grafado com hífen diante de palavras iniciadas por I ou H (semi-intensivo, semi-histórico). Nas demais escreve-se sem hífen. Ex.: semifinal.

BEM: O advérbio bem é separado por hífen com a palavra seguinte se ela começar por VOGAL ou H e se constituir uma unidade de significado. Ex.: bem-aventurado, bem-humorado.

MAL-ESTAR: A palavra mal-estar, tem esta grafia porque a forma mal deve sempre ser separada por meio do hífen diante de palavras que comecem por VOGAL, H ou L. assim, deve-se escrever mal-educado, mal-humorado, mal-limpo.

VERBO PREMIAR

De acordo com o Novo Tratado, verbos como negociar e premiar passam a ser abundantes em várias flexões. Assim, é cada vez mais comum ouvir alguém dizer: “Eu premeio meus funcionários pela produtividade”. Isso a par de “eu premio” de forma tradicional.

Agora, veja se você já está Fera nesse assunto!!!
Acesse o link abaixo e vá no Menu dos Testes.
Encontre o Teste da Reforma Ortográfica que é novo - é um jogo muito "massa" para jogar online, tem peão e casas para avançar e veja se você é Fera ou se está precisando treinar mais um pouco... Eu  estou apostando todas minhas fichas em você! E você em quem está apostando?! ...


Vejo você no jogo...

http://www.vestibular1.com.br/