domingo, 17 de abril de 2011

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

O ALFABETO

O alfabeto passa a ter 26 letras, com a introdução das letras: k, w e y.

TREMA

O trema foi inteiramente abolido. Com exceção dos nomes próprios.

ACENTO CIRCUNFLEXO

Perdem o acento as palavras com os hiatos OO e EE:creem, deem, ...
Exceção: Continuam acentuados os verbos TER e VIR, e seus derivados. Ele TEM um carro; Eles TÊM um carro.

ACENTO DIFERENCIAL

Admite-se apenas DOIS acentos diferenciais obrigatórios:
Flexão de pôde (pretérito imperfeito do indicativo) para diferenciar de pode (presente do indicativo) e o verbo pôr da preposição por.
Obs.: O acento será opcional em FÔRMA para diferenciar de FORMA.

ACENTO AGUDO

Perdem o acento as paroxítonas com ditongos abertos EI, OI. Exemplo: ideia, heroico.
Exceção: continuam sendo acentuadas as oxítonas terminadas em ÉI, ÉU, ÓI, inclusive no plural.

ð  Com os ditongos abertos EI, OI, é importante não esquecer que o acento é eliminado apenas nas palavras paroxítonas, sendo mantido nas oxítonas. Exemplo: HEROICO perde o acento, enquanto HERÓI continua sendo acentuado.

HÍFEN

O hífen será mantido com os prefixos: ALÉM, AQUÉM, VICE, EX (estado anterior), SEM, RECÉM, PRÉ, PRÓ, PÓS.

LETRA H: Com qualquer prefixo, usa-se sempre hífen diante da palavra iniciada por H: anti-higiênico, super-homem.


VOGAL + S OU R: Quando o prefixo termina em voga e a segunda palavras começa com S ou R, a consoante é duplicada. Ex.: Contrarregra, ultrassom.

VOGAL + VOGAL IGUAL: Será usado hífen se o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa pela mesma vogal.
Exemplos: micro-ondas, anti-inflamatório, micro-ônibus.

VOGAL + VOGAL DIFERENTE: Não se deve mais usar o hífen quando o prefixo terminar por uma vogal e a palavra seguinte começar por uma vogal diferente. Ex.: extraoficial.

HIPER, INTER, SUPER + R: Quando o prefixo termina em R, usa-se o hífen se o segundo elemento começa por R. Ex.: hiper-requintado, inter-regional, super-resistente.

PALAVRAS COMPOSTAS: O hífen é abolido quando se perdeu a noção de que a palavra é composta. Ex.: Paraquedas, mandachuva, parabrisa, pontapé, girassol.

CIRCUM E PAN: Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por M, N e VOGAL. EX.: circum-navegação, pan-americano.

SUB: Com o prefixo Sub, usa-se o hífen diante de palavras iniciadas por B, H e R. Ex.: sub-base, sub-hotel e sub-região. Com P, não ocorre separação. Ex.: subproduto.

PREFIXO MEGA: O prefixo MEGA somente leva hífen quando estiver diante de palavras iniciadas por A e H. Ex.: mega-atentado, mega-ação.

SEMI: O prefixo SEMI deve sempre ser grafado com hífen diante de palavras iniciadas por I ou H (semi-intensivo, semi-histórico). Nas demais escreve-se sem hífen. Ex.: semifinal.

BEM: O advérbio bem é separado por hífen com a palavra seguinte se ela começar por VOGAL ou H e se constituir uma unidade de significado. Ex.: bem-aventurado, bem-humorado.

MAL-ESTAR: A palavra mal-estar, tem esta grafia porque a forma mal deve sempre ser separada por meio do hífen diante de palavras que comecem por VOGAL, H ou L. assim, deve-se escrever mal-educado, mal-humorado, mal-limpo.

VERBO PREMIAR

De acordo com o Novo Tratado, verbos como negociar e premiar passam a ser abundantes em várias flexões. Assim, é cada vez mais comum ouvir alguém dizer: “Eu premeio meus funcionários pela produtividade”. Isso a par de “eu premio” de forma tradicional.

Agora, veja se você já está Fera nesse assunto!!!
Acesse o link abaixo e vá no Menu dos Testes.
Encontre o Teste da Reforma Ortográfica que é novo - é um jogo muito "massa" para jogar online, tem peão e casas para avançar e veja se você é Fera ou se está precisando treinar mais um pouco... Eu  estou apostando todas minhas fichas em você! E você em quem está apostando?! ...


Vejo você no jogo...

http://www.vestibular1.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário