segunda-feira, 18 de abril de 2011

CARICATURA - CHARGES e TIRINHAS

Caricatura: vem da palavra caricare, de origem italiana, que significa carregar - no sentido de aumentar algo em proporção. É um desenho de uma pessoa ou personalidade, que enfatiza as características pessoais de uma forma bem humorada, dando evidência para detalhes da fisionomia, gestos, vícios e hábitos particulares.

http://www.google.com.br/search?q=caricaturas&hl=pt-BR&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=0JesTYHgJKT20gG61935CA&ved=0CDQQsAQ&biw=917&bih=372






- Qual a função social da caricatura?
- Onde podemos encontrar essa figura?


Charge: vem da palavra francesa charger que significa carga - no sentido de exagerar nos traços do caráter de alguém ou de algo para provocar humor e reflexão. É um estilo de ilustração que satiriza, por meio da caricatura, algum acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. Muito utilizadas em críticas políticas ou de situações do cotidiano. Confira esta tirinha sobre a segurança no Rio de Janeiro:



- Qual a função social da charge?
- Onde ela é encontrada?
- Por que os turistas queriam passear no caveirão? Por que é perigoso?
- Em que contexto o criador da charge se baseou?
- Por que um cidadão se identifica com a charge?


Tirinhas: Você já deve ter reparado que praticamente todos os jornais por aí possuem a famosa seção de tiras. Na família das histórias em quadrinhos (ou gibis, mangá e comics) a tira seria a irmã do meio, maior que o cartum (ou charge) e menor que as histórias de maior número de páginas. As tiras são formato muito prático e servem para qualquer tipo de personagem (tiras de heróis, faroeste, espionagem, etc.). Mas, sem dúvidas, a mais popular é a de humor. Confira esta tirinha do Garfield:




- Qual a função social da tirinha?
- Onde ela pode ser encontrada?
- Por que Garfield disse que “a beleza está nos olhos de quem vê”?
- Qual a diferença entre charge e tirinha?
- Você costuma ter contato com eles? Quais? Onde?
- Encontre na internet mais exemplos dos gêneros estudados hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário