1. Leia este texto:
Desde o início da colonização europeia do Brasil, a Mata Atlântica vem sendo devastada e hoje está reduzida a apenas 7% de sua área original. Para protegê-la, precisamos de sua ajuda!
Desde o início da colonização europeia do Brasil, a Mata Atlântica vem sendo devastada e hoje está reduzida a apenas 7% de sua área original. Para protegê-la, precisamos de sua ajuda!
Desde 1992, o movimento ambientalista aguarda a aprovação pelo Congresso Nacional do Projeto de Lei (PL) da Mata Atlântica, que define o uso e a proteção do bioma. Nesse sentido, a Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) lançou no dia da Mata Atlântica (27 de maio) a campanha Faça a lei com as suas próprias mãos. Assine pela Mata Atlântica.
A campanha tem como objetivo colher mais de 1 milhão de assinaturas a favor da aprovação do PL da Mata Atlântica e, com o aval dos cidadãos brasileiros, pressionar os representantes do Legislativo a aprová-lo.
Atividades:
a. A frase "Faça a lei com as suas próprias mãos" poderia ser entendida, fora do contexto, como um encorajamento à agressividade? Explique por quê.
b. Explique qual seria a interpretação desejada pelas ONGs que defendem a Mata Atlântica.
2. O texto a seguir pertence a uma redação escolar: Os trechos em destaque tornam as informações menos claras do que se desejaria. Leia com atenção.
Um famoso jogador de basquete, um dos maiores de todos os tempos, já foi obrigado a fazer teste de DNA para provar que Josileine não era sua filha. Como a regra manda, Josileine é realmente filha dele. Assim como depois do resultado, ele continuou ausente como pai, não foi ao casamento da filha e não reconheceu o filho dela como seu neto.
Reelabore os trechos em destaque, seguindo as orientações abaixo.
a. Substitua a primeira expressão destacada por outra que relacione o pedido do teste à confirmação do resultado.
b. No segundo destaque, substitua "assim como" por uma expressão que marque oposição entre a confirmação da paternidade e a ausência do jogador como pai.
2. O texto a seguir pertence a uma redação escolar: Os trechos em destaque tornam as informações menos claras do que se desejaria. Leia com atenção.
Um famoso jogador de basquete, um dos maiores de todos os tempos, já foi obrigado a fazer teste de DNA para provar que Josileine não era sua filha. Como a regra manda, Josileine é realmente filha dele. Assim como depois do resultado, ele continuou ausente como pai, não foi ao casamento da filha e não reconheceu o filho dela como seu neto.
Reelabore os trechos em destaque, seguindo as orientações abaixo.
a. Substitua a primeira expressão destacada por outra que relacione o pedido do teste à confirmação do resultado.
b. No segundo destaque, substitua "assim como" por uma expressão que marque oposição entre a confirmação da paternidade e a ausência do jogador como pai.
3. Em comunicações orais, uma mensagem pode falhar caso o emissor descuide da articulação atenta de cada palavra.
Vamos fazer um pequeno exercício de articulação.
1ª Etapa: Aquecimento
Para conseguir soltar sua voz com mais naturalidade, faça movimentos rotatórios com a cabeça. Levante e abaixe os ombros.
Toque a parte externa de seus dentes com a língua e faça com ela movimentos circulares.
Por cerca de um minuto, aqueça sua voz, fazendo com os lábios aquele barulho de carrinho que fazíamos quando criança.
2ª Etapa: Trava-Línguas
Pronuncie com cuidado as frases que seguem, articulando cada sílaba com muita atenção. Repita pelo menos três vezes, tentando empregar cada vez menos tempo.
- Um tigre, dois tigres, três tigres comendo um prato de trigo.
- Uma rua paralelepipezada por um bom paralalelepipezador, quem quiser desparalelepipezá-la, bom desparalelepipezador será.
3ª Etapa: Leitura ou Declamação
Escolha e apresente um poema para sua classe. Leia ou declame, mas esteja atento:
- ao aquecimento vocal;
- à postura;
- ao volume de voz que deve empregar para que todos ouçam.
ATENÇÃO TURMA 102!!!! AULA DIA 23.03.11 - ATIVIDADES SOBRE REDAÇÃO I - CUDIDADOS COM A MENSAGEM - TRABALHAREMOS COM A ATIVIDADE SOBRE ARTICULADORES E EXPOSIÇÃO DE IDEIAS - INTERPRETAÇÃO E ESTRUTURA - TEXTO FALSA TRITEZA.
ResponderExcluirSE LIGUEM, IMPRIMAM E TRAGAM PARA AULA PARA TRABALHARMOS, OK?!
PROFE. MARTA K.