domingo, 10 de abril de 2011

ATIVIDADES SOBRE GÍRIAS E VARIEDADES LINGUÍSTICAS

GÍRIA

A gíria é uma das variedades que uma língua pode apresentar. Quase sempre é criada por um grupo social, como o dos fãs de rap, de funk, de heavy metal, o dos surfistas, dos skatistas, dos grafiteiros, dos bikers, etc.
ATIVIDADES

Clique no Link abaixo e observe a charge que vai aparecer  para resolver a próxima questão:

Observação: Caso não consiga clicando no link abaixo,  vá até os "Links Interessantes" no  Blog e tente por lá. OK?



ENEM 2010 - As diferentes esferas sociais do uso da língua obrigam o falante a adaptá-la às variadas situações de comunicação. Uma das marcas lingüísticas que configuram a linguagem oral informal usada entre avô e neto neste texto é
a)      Opção pelo emprego da  forma verbal  “era” em lugar de “foi”.
b)      A ausência do artigo antes da palavra “árvore”.
c)      O emprego da redução “ta” em lugar da forma verbal “está”.
d)     O uso da contração “desse” em lugar da expressão “de esse”.
e)      A utilização do pronome “que” em início de frase exclamativa.


Como forma de motivação para o estudo do tema "variações linguísticas, o professor levará para a sala cópias do texto O poeta da roça de Patativa do Assaré, um grande poeta popular nordestino. Foi um poeta analfabeto (sua filha é quem escrevia o que ele ditava), mas sua obra atravessou o oceano e se tornou conhecida mesmo na Europa.
O Poeta da Roça
Sou fio das mata, canto da mão grossa,
Trabáio na roça, de inverno e de estio.
A minha chupana é tapada de barro,
Só fumo cigarro de paia de mío.
Sou poeta das brenha, não faço o papé
De argun menestré, ou errante cantô
Que veve vagando, com sua viola,
Cantando, pachola, à percura de amô.
Não tenho sabença, pois nunca estudei,
Apenas eu sei o meu nome assiná.
Meu pai, coitadinho! Vivia sem cobre,
E o fio do pobre não pode estudá.
Meu verso rastero, singelo e sem graça,
Não entra na praça, no rico salão,
Meu verso só entra no campo e na roça
Nas pobre paioça, da serra ao sertão.
(...)
Depois de lido o texto acima, os alunos deverão responder às perguntas abaixo:
         Vocês acreditam que a forma de falar e de escrever comprometeu a emoção transmitida por essa poesia?
         Reescrevam-na em língua padrão.
         Qual dos textos lhes pareceu mais interessante?

O texto de humor que segue foi veiculado na Internet no ano de 2003. Leia-o e responda as questões porpostas.

Assaltante nordestino:
-ei, bichin...isso é um assalto...arriba os braços e num se bula nem faça mugança...arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! perdão, meu Padim Ciço, mas é que tô com uma fome da molestia...
Assaltante mineiro
-ô sô, prestenção...isso é um assalto, uai...levanta os braço e fica quetim quesse trem na minha mão ta cheio de bala...mió passá logo os trocado que eu num tô bão hoje. vai andando, uai! ta esperando o quê, uai!!
Assaltante gaúcho
-o, guri, ficas atento...bah, isso é um assalto...levanta os braços e te aquietas, tchê! não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. passa as pilas pra cá! e te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala.
Assaltante carioca
-seguinte bicho... te deu mal. isso é um assalto. passa a grana e levanta os braços rapá...não fica de bobeira que eu atiro bem pra...vai andando e, se olhar pra tras, vira presunto...
Assaltante baiano
-ô, meu rei...(longa pausa) isso é um assalto...(longa pausa) levanta os braços, mas não se avexe não...(longa pausa) se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado...vai passando a grana, bem devagarinho...(longa pausa) num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado...não esquenta, meu irmãozinho(longa pausa) vou deixar teus documentos na encruzilhada...
Assaltante paulista
-orra, meu... isso é um assalto, meu...alevanta os braços, meu...passa a grana logo, meu...mais rapido, meu, que ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra comprar o ingresso do jogo do corinthias, meu...pô, se manda, meu..

  1. O texto retrata várias cenas de assalto, cada uma delas situada em um Estado ou região diferente do país. A fala do assaltante tem sempre o mesmo conteúdo, enquanto o uso da linguagem e o modo como o assalto é conduzido mudam de uma situação para outra. Identifiquem, em cada uma das cenas, duas palavras ou expressões próprias do:
  1. nordestino:               c. gaúcho:                 d. carioca:
  2. mineiro:                     e. baiano:

  1. Além da linguagem, o texto também revela comportamentos ou hábitos que supostamente caracterizam o povo de diferentes Estados ou regiões. O que caracteriza, por exemplo:
a. o nordestino?                                    b. o baiano?                         c. o paulista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário