segunda-feira, 4 de abril de 2011

PRODUÇÃO DE UMA CAPA DE REVISTA

Objetivos:
- Analisar a presença das gírias como uma variação da linguagem;
- Compreender as variedades lingüísticas;
- Compreender como ocorre a comunicação;
- Produzir capa de revista de acordo com o conteúdo trabalhado.

Competências e habilidades:
- Produção de uma capa de revista relacionada ao tema estudado;
- Compreensão do que é comunicação e como ela se dá no dia a dia;
- Discussão e posicionamento sobre as variações da linguagem;
- Compreensão das diversas variedades da língua conforme idade, região, etc.

Conteúdo: Gênero textual: Capa de revista. Variações lingüísticas.

Procedimentos metodológicos: método individualizado, socializado e sócio-individualizado;
Discussão;
Questionamentos;
Dinâmica da mímica.

Recursos: Paint, Word, Figuras da Internet, computador, Internet

Avaliação: Os alunos serão avaliados pela postura em sala de aula, posicionamento e participação durante as discussões e questionamentos levantados na sala de aula. Produção da capa de revista.

Obras Consultadas:

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza C. PORTUGUÊS: LINGUAGENS 1. São Paulo: Atual, 2005.

Revista Kzuka. 14 de dezembro de 2010.

Observações:
Desenvolvimento metodológico:
  • Retomada da aula anterior;
  • Produção de uma nova capa de revista referente ao tema das gírias.;
  • Retomada dos elementos da capa de revista;
  • Dar-se-á 20 minutos para os alunos prepararem uma nova capa no word ou paint;
  • Dinâmica da mímica para se mostrar que a comunicação nem sempre ocorre com palavras, mas também com gesto, símbolo, expressões, etc;
  • Distribuição das folhas xerocadas e será iniciada uma leitura voluntária e comentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário