Objetivos:
- Analisar a presença das gírias como uma variação da linguagem;
- Compreender as variedades lingüísticas;
- Compreender como ocorre a comunicação;
- Produzir capa de revista de acordo com o conteúdo trabalhado.
Competências e habilidades:
- Produção de uma capa de revista relacionada ao tema estudado;
- Compreensão do que é comunicação e como ela se dá no dia a dia;
- Discussão e posicionamento sobre as variações da linguagem;
- Compreensão das diversas variedades da língua conforme idade, região, etc.
Conteúdo: Gênero textual: Capa de revista. Variações lingüísticas.
Procedimentos metodológicos: método individualizado, socializado e sócio-individualizado;
Discussão;
Questionamentos;
Dinâmica da mímica.
Recursos: Paint, Word, Figuras da Internet, computador, Internet
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela postura em sala de aula, posicionamento e participação durante as discussões e questionamentos levantados na sala de aula. Produção da capa de revista.
Obras Consultadas:
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza C. PORTUGUÊS: LINGUAGENS 1. São Paulo: Atual, 2005.
Revista Kzuka. 14 de dezembro de 2010.
Observações:
Desenvolvimento metodológico:
Desenvolvimento metodológico:
- Retomada da aula anterior;
- Produção de uma nova capa de revista referente ao tema das gírias.;
- Retomada dos elementos da capa de revista;
- Dar-se-á 20 minutos para os alunos prepararem uma nova capa no word ou paint;
- Dinâmica da mímica para se mostrar que a comunicação nem sempre ocorre com palavras, mas também com gesto, símbolo, expressões, etc;
- Distribuição das folhas xerocadas e será iniciada uma leitura voluntária e comentada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário